O que é acesso aberto? E acesso restrito?
Resposta
No Repositório, as expressões "Acesso aberto" e "Acesso restrito" são utilizadas para indicar se um documento está ou não disponível a qualquer pessoa.
Acesso aberto: não é necessário qualquer cadastro, assinatura ou pagamento para acessar o texto completo do documento na página do publicador.
Acesso restrito: é necessário cadastro, assinatura ou pagamento para acessar o texto completo do documento na página do publicador.
Essas indicações referem-se exclusivamente à disponibilidade do documento na página do publicador e não à disponibilidade no Repositório. Todos os documentos que estão disponíveis em texto completo no Repositório podem ser acessados e baixados por qualquer pessoa, exceto alguns artigos e algumas dissertações e teses cujo acesso ao texto completo está restrito devido à política do editor ou durante um período definido pelo autor (período de embargo).
No contexto global, a expressão "Acesso aberto" é utilizada para indicar o acesso irrestrito à informação científica, principalmente aos artigos publicados em periódicos científicos. Para a Iniciativa de Budapeste pelo Acesso Aberto, o acesso aberto à literatura científica é a
"[...] disponibilização livre e pública na internet, permitindo a quaisquer usuários ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou vincular aos textos completos desses artigos, indexá-los, processá-los como dados em software, ou utilizá-los em qualquer propósito dentro da lei, sem barreiras financeiras, legais ou técnicas que não sejam as do simples acesso à Internet. A única limitação sobre a reprodução e a distribuição e o único papel do copyright neste domínio devem ser dados aos autores o controle sobre a integridade de sua obra e o direito de serem propriamente reconhecidos e citados."